Detalhe post

Saiba mais sobre este post
13
Jul

Com a correria do dia-a-dia, muitas vezes ignoramos ou nem percebemos o mal que podemos estar fazendo para a nossa coluna. “A degeneração da coluna é resultado de vários fatores em conjunto, como genética, hábitos de vida, atividade física, obesidade, sobrecarga da coluna no passado, entre outros”.
Todos os nossos descuidos podem causar diversos problemas de coluna como escoliose (desvio da coluna vertebral, que pode ser cervical, torácica ou lombar), lordose (aumento da curvatura lombar) e a cifose, conhecida popularmente como corcunda. Todos esses desvios, se acentuados, além do mau efeito estético, podem ocasionar dores e outras complicações se não forem tratados.
 Uma medida que ajuda deixar a coluna em ordem é a prática de exercícios físicos frequentemente, no mínimo, três vezes por semana e nunca esquecer de alongar-se antes e depois da atividade.


Os piores inimigos da coluna
Carregar peso é um dos principais erros que acabamos cometendo. Como passamos muito tempo fora de casa, precisamos levar cada vez mais coisas em bolsas e mochilas. A moda também contribui: as bolsas enormes acabam contribuindo para que mais peso seja carregado. “Um sobrepeso em somente um lado do corpo pode causar dor, principalmente se induzir a má postura”.
O peso ideal que adultos e crianças podem carregar sem causar danos e lesões, é entre 10 e 15% do peso corporal. “Pessoas com um bom condicionamento físico podem suportar até 20% do peso corporal”,é importante ficar atento para a maneira correta de carregar bolsas e mochilas.
 Os saltos altos, preferidos das mulheres, também causam uma maior sobrecarga para a coluna. “Não há maiores restrições no uso esporádico, contanto que se use o bom senso e vigie qualquer sinal de dor durante o uso. Entretanto, a melhor opção é dar preferência para os saltos baixos”.
E para quem está acima do peso, cuidado! A obesidade e o sobrepeso são prejudiciais à coluna, principalmente se houver a formação da famosa “barriga”. “Ela sobrecarrega a coluna lombar e pode acelerar o processo degenerativo da mesma”.

Tags:
Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer a você uma melhor experiência. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para entender mais leia nossa Política de Privacidade.